Publicidade

Acesso Restrito

História de Porto União



O município de Porto União se formou a partir de 1917, surgiu entre os limites territoriais dos estados de Santa Catarina e Paraná por meio de acordo. Esse processo teve início no século XIX, mais precisamente no ano de 1842, momento esse que ficou marcado devido o descobrimento do Vau do Rio Iguaçu, que por apresentar águas rasas facilitou o fluxo de tropas que vinham dos campos de Palmas. Além disso, o lugar era utilizado para o desembarque e embarque, usado como via de transporte, tal fato deu origem ao nome de Porto União.

No ano de 1855, o nome alterou para Porto União da Vitória. O ano de 1881 marcou o início das navegações a vapor no rio Iguaçu, que contribuiu para o fluxo de cargas e passageiros.

Após o programa de povoamento implantado pelo governo federal, por volta do ano de 1886, no local se encontra hoje o município de Porto União que recebeu os primeiros imigrantes europeus, sobretudo alemães, pouco tempo depois chegaram outros povos, como poloneses, ucranianos, austríacos e russos, e nos primeiros anos do século XX os libaneses.

No ano de 1901, foi emancipado o município de União da Vitória, onze anos depois ocorreu a Guerra do Contestado, que durou até 1916.

Em 1917, no dia 05 de setembro, no lado de Santa Catarina foi emancipado o município de Porto União que se difundiu com a parte paranaense da cidade.

Porto União - Santa Catarina - Cidades Brasileiras

Participação: 1 Comentários

Avaliação:

  • Atualmente /5

Se você quer comentar também Clique aqui

Compartilhe ou guarde este conteúdo

Mais Matérias de Santa Catarina



Resolução mínima de 800x600. Copyright © 2014 Rede Omnia - Todos os direitos reservados.
Proibida a reprodução comercial sem autorização (Inciso I do Artigo 29 Lei 9.610/98).

R7 Educação