Publicidade

Acesso Restrito

Pontos Turísticos de São Raimundo Nonato



O Parque Nacional da Serra da Capivara foi criado em 05 de junho de 1979 a fim de proteger o mais importante sítio arqueológico do Brasil. Ocupa parte dos municípios São Raimundo Nonato, São João do Piauí, Coronel José Dias e Canto do Buriti. Em 1986, foi criado o FUMDHAM- Fundação Museu do Homem Americano com a finalidade de atuar na área de pesquisas, conservação da caatinga, conservação do sítio e de promover atividades para a população local.Em 1991, foi tombado como Patrimônio Cultural Mundial pela Unesco.

O cenário árido da caatinga e a vegetação densa formada por grandes cânion e morros de mármore negro e cinza abriga quilômetros de galerias subterrâneas. Foram encontrados cerca de 340 sítios arqueológicos sendo que 70% estão dentro do parque. Neles contém desenhos arqueológicos, utensílios pré-históricos como machados de pedra, objetos de cerâmica e um acervo de mais de 50.000 peças que os cientistas trabalham para decifrar.

Os desenhos são muito bem elaborados e feitos com o dedo e com espinhos de cactos. As cores usadas são feitas da mistura de óxido de ferro e de óleo animal. O homem pintou exemplos de seus rituais religiosos, suas festas, sexo, sexo entre várias pessoas.

Sob a caatinga adaptada ao clima semi-árido da região, no parque também se encontra florestas semidecíduas e cerrados. Entre a grande diversificação animal do parque, podemos citar: jaguatiricas, mocós, tatus, seriemas, onças, gatos-do-mato, serpentes, morcegos, lagartos, gias, sapos, capivaras e outros animais.

Os pontos mais procurados no parque são:

A Pedra Furada é uma abertura de 15m de diâmetro localizada num paredão com mais de 60m de altura. Nela foi encontrado restos de alimentos e de carvão datados em 48 mil anos e restos de esqueletos datados em 30 mil anos.

O Baixão das Andorinhas é um cânion de 125m de profundidade por 9km de perímetro. Seu nome se deve ao fato das andorinhas fazerem ninhos nas suas falésias.

A Toca do Caldeirão do Rodrigues é um vale alto onde se encontra pinturas escondidas atrás de grandes blocos rochosos caídos.

O Sítio do Meio fica acima do nível do vale. Antigamente possuía um rio que cavou a base da sua parede e resultou num desmoronamento que cobriu a praia do rio. Tal fato aconteceu a 20.000 anos e serviu como instalação para o homem pré-histórico. Outros três desmoronamentos aconteceram e soterraram homens e seus objetos.

São Raimundo Nonato - Piauí - Cidades Brasileiras

Participação: 5 Comentários

Avaliação:

  • Atualmente /5

Se você quer comentar também Clique aqui

Compartilhe ou guarde este conteúdo



Resolução mínima de 800x600. Copyright © 2014 Rede Omnia - Todos os direitos reservados.
Proibida a reprodução comercial sem autorização (Inciso I do Artigo 29 Lei 9.610/98).

R7 Educação