Publicidade

Acesso Restrito

Características do Pantanal



O Pantanal é uma das maiores extensões úmidas contínuas do planeta, situado no sul do Mato Grosso com 35% da área, ao noroeste do Mato Grosso do Sul com 65% da área e estende-se até o Paraguai e Bolívia totalizando uma área de 210 mil km².

É um dos maiores ecossistemas preservados, reconhecido pela UNESCO como Patrimônio Natural da Humanidade, sendo que 83% de sua planície estão em excelentes condições de conservação e abrigam várias espécies de mamíferos e aves. Suas inundações anuais e a baixa fertilidade dos solos são as principais razões de sua preservação.

Apresenta diversos tipos de florestas estacionais, várias gamas de vegetação, solo, relevo, a alternância do ciclo das águas e o clima, proporcionam um ambiente favorável à produção alimentar. São 670 espécies de aves, 242 de peixes, 110 de mamíferos e 50 de répteis, além de 1,5 mil espécies vegetais.

A principal atividade econômica da região está ligada à pecuária e em seguida pela pesca. A pecuária é facilitada na região pela grande quantidade de pastos e pela água levemente salgada. A pesca é facilitada por causa dos pesqueiros esportivos que buscam lazer pescando pintado, dourado, pacu, jaú e tucunaré.

Pantanal - Mato Grosso - Cidades Brasileiras

Participação: 6 Comentários

Avaliação:

  • Atualmente /5

Se você quer comentar também Clique aqui

Compartilhe ou guarde este conteúdo



Resolução mínima de 800x600. Copyright © 2014 Rede Omnia - Todos os direitos reservados.
Proibida a reprodução comercial sem autorização (Inciso I do Artigo 29 Lei 9.610/98).

R7 Educação